Dificuldades de aprendizagem e a avaliação psicopedagógica

Autores

  • Lano Alves Costa Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.53660/RIE.184.102

Resumo

Sabe-se que no decorrer do processo de evolução, o ser humano por diferentes fases de aprendizagem e diversos fatores podem contribuir positivamente ou negativamente nesta mudança, como fatores biológicos, psicológicos, afetivos, meio social e a cognição. Dentro deste contexto a psicopedagogia traz a interação da psicologia com a pedagogia contribuindo para que cada indivíduo compreenda o meio em que o cerca e possa desenvolver a partir dos significados que esse meio traz. Justifica-se este estudo as diferentes posturas do Psicopedagogo neste processo de aprendizagem. Dentro deste contexto este estudo tem como objetivo apontar as contribuições da avaliação psicopedagógica no processo de aprendizagem. O problema de pesquisa desta revisão é “Como considerar a psicopedagogia no processo de ensino aprendizagem”? Este artigo trata-se de uma revisão de literatura utilizando diversas fontes, tais como livros, revistas, sites e outros.

Referências

BARBOSA, Laura. M. S. Psicopedagogia: um diálogo entre a psicopedagogia e a educação. 2. ed. Curitiba: Bolsa Nacional do Livro, 2006. _________. Avaliar para nós é. Pinhais: ed. Melo, 2011.

ESCOTT, C. M. Interfaces entre a psicopedagogia clínica e institucional: um olhar e uma escuta na ação preventiva das dificuldades de aprendizagem. Novo Hamburgo: Fevale, 2004.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 43.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.

GALVÃO, I. Henry Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. Petrópolis: Vozes, 2003. (Coleção Educação e Conhecimento)

OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vigotski: Aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. 4ª edição. São Paulo, Scipione, 2010. (Coleção Pensamento e ação no magistério)

PAÍN, S. Diagnóstico e tratamento dos problemas de aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.

PIAGET, Jean. Epistemologia Genética. Tradução: Álvaro Cabral. 3ª ed. Martins Fontes: São Paulo, 2007.

___________. Seis estudos de Piaget. Tradução: Maria Alice Magalhães D’Amorim e Paulo Sérgio Lima Silva. 25ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011.

____________. O nascimento da inteligência da criança. Editora Crítica: São Paulo, 1986.

____________. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo, imagem e representação

RUBINSTEIN, E. A especificidade do diagnóstico psicopedagógico. In: SISTO, Firmino Fernandes [et al.]. Atuação psicopedagógica e aprendizagem escolar. Petrópolis: Vozes, 2002.

RUBINSTEIN, E. A intervenção psicopedagógica clínica. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

VISCA, J. Clínica Psicopedagógica. Epistemologia Convergente. Porto Alegre, Artes Médicas, 1987.

VYGOTSKY, Levy. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

WEISS, M. L. L. Psicopedagogia Clínica: uma visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem escolar. Rio de Janeiro, 2004.

Downloads

Publicado

2023-08-31

Como Citar

Costa, L. A. . (2023). Dificuldades de aprendizagem e a avaliação psicopedagógica . Revista INTER EDUCA, 5(2), 16–25. https://doi.org/10.53660/RIE.184.102

Edição

Seção

Artigos